Em alguns casos, sim, é verdade: cada criança tem seu tempo. Exemplo simples: algumas crianças caminham com 11 meses e outras que caminham com 14-15 meses. Faz diferença? Não, desde que o restante do desenvolvimento da criança seja normal. Aprender a caminhar por volta de 1 ano de idade é esperado. Se a criança chega aos 18 meses sem caminhar, é imperativo investigar a causa do atraso.

Ou seja, existe uma janela de tempo considerada normal para o surgimento de cada habilidade. E cada habilidade surge numa sequência conhecida e esperada.

A forma mais comum de atraso no desenvolvimento é o atraso na linguagem. Tipicamente, espera-se que as crianças falem as primeiras palavras com sentido por volta de 1 ano: papá, mamá, bobó, au-au. A partir das primeiras palavras, lentamente, novas se juntam a esse vocabulário até que por volta de 18 meses espera-se que a criança já tenha algum repertório de palavras, algo entre 10 e 50 palavras. A partir desse ponto, espera-se uma aceleração do ritmo de acréscimo de novas palavras ao seu vocabulário, de tal forma que ela chegue aos 2 anos “falando tudo”.

Acontece que muitas crianças, hoje, não seguem esse padrão e chegam aos 2 anos não falando nada ou quase nada. É aqui que precisamos olhar para o desenvolvimento como um todo e avaliar globalmente a criança e a sua família. Como essa criança se comunica? Ela aponta, faz gestos? Ela não fala, mas entende o que é dito, faz o que o adulto pede? Ela passa muito tempo em frente às telas? Como é o sono? O comportamento? As brincadeiras? Que oportunidades ela tem no dia-a-dia para ter sua linguagem estimulada? Tudo isso é fundamental para estabelecer se um atraso é ou não indicativo de alguma condição médica importante.

A questão-chave é que, em sendo um atraso que aponta uma doença ou transtorno (em oposição ao “cada um tem seu tempo”), é essencial intervir o mais precocemente possível, para garantir o melhor resultado para a criança.

Assim, na dúvida, não espere! Procure uma avaliação se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho.