adorable girls drawing on asphalt

Terapias no autismo – o que buscar?

Prescrição de terapia é algo bem complicado. O que esse paciente precisa? Que tipo de terapia, que profissionais, qual método, com que frequência, por quantas horas, por quantos meses? Nada disso existe pré-fixado, como receita de bolo. A indicação de qualquer tratamento – terapias inclusive – deve ser totalmente individualizada. Quem diz isso não sou…

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Terapia ABA: sim ou não?

Os pais de uma criança autista querem muito ir almoçar no shopping, mas não conseguem. A criança não se comporta, é impossível. Solução? O terapeuta ABA irá com a família ao shopping, no sábado, para treinar estratégias para lidar com os comportamentos indesejados, a fim de permitir que eles possam ter esse momento tão desejado.…

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Mas… e os outros?

A dificuldade que as escolas, em sua farta maioria, revelam em promover práticas positivas de inclusão são um sinal muito revelador de como as coisas não andam bem em termos sociais. O que me espanta cada vez mais é que essa dificuldade é composta e agravada por dois lados: de um, a escola, do outro,…

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Dia das mães na escola

Há alguns dias, a mãe de um paciente me disse: “Essa coisa de dia das mães na escola, eu abandonei faz dois anos; decidi: não vou”. Ela me deu — sem que eu pedisse explicação — alguns porquês, todos eles perfeitamente razoáveis e compreensíveis. Embora uma pontinha da dor que ela sentia por aquela abdicação…

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O que os autistas têm a dizer?

Tá chegando abril, o mês de “conscientização” sobre o autismo. No passado, já achei que o mais importante era conscientizar sobre diagnóstico precoce. Hoje, minha pauta é outra. Poucos livros, artigos ou casos me ensinam tanto quanto ouvir os próprios autistas falando sobre autismo, principalmente no Twitter. A chamada lived experience, a experiência vivida, cada…

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Por que crianças autistas fazem esteriotipias?

As estereotipias motoras são uma forma de comportamento repetitivo que muitas crianças autistas apresentam, podendo incluir movimentos como balançar as mãos (flapping), girar objetos, balançar o corpo pra frente e para trás (rocking), ou bater a cabeça. A causa exata desses comportamentos não é totalmente compreendida, mas há algumas teorias que tentam explicá-los. Uma das…

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Seu filho não tem TOD

Existe uma perigosa tendência de patologizar comportamentos normais da infância, propagada pelas redes sociais, instagram, coaches da vida e pseudo-celebridades vendedoras de cursos. É um troço horroroso, que mistura desinformação com falta de senso crítico temperada por uma mentalidade caça-níquel. Não é que TOD não exista, mas – francamente – é quase isso. Ou pelo…

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O que dizem pais de crianças com TDAH?

Meu filho não me ouve.  Ele não consegue terminar suas tarefas.  Minha filha vive perdendo coisas.  Ele não consegue se concentrar, parece que se dispersa, foge o tempo todo.  Meu filho não consegue trabalhar sem supervisão, preciso estar junto.  Minha filha requer mais redirecionamento, porque ela perde o foco.  Ele muda de uma atividade para…

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A mãe estimuladora

Esse é um padrão conhecido: a mãe que vive em busca de “estimular” o seu filho. Ela vê nele uma criança inteligente, cheia de potencial, e se preocupa que suas capacidades não estejam sendo plenamente exploradas. Ela entende que, como mãe, tem esse papel: estimular o desenvolvimento do filho. Para que ele seja capaz de…

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O terrorismo da neuroplasticidade

Vejo muitas famílias aflitas com a ideia de que o cérebro da criança “vai se fechar” depois de uma certa idade mágica – 3, 5 anos. Que todo o potencial da criança – e consequentemente toda possibilidade de melhora do quadro clínico – depende do que for estimulado nos primeiros anos de vida. Que se…

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Autismo é deficiência?

Está na lei: todo autismo é deficiência. Mas, na prática, isso não é verdade. Nem todo indivíduo com autismo tem deficiência. Existe autismo com deficiência e autismo sem deficiência. Atendo várias pessoas com autismo que apresentam quadros que não as limitam em nada, muito menos incapacitam, para o que quer que seja. São pessoas plenas,…

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Sobre sair do espectro

Não existe sair do espectro. Existe deixar de preencher critérios formais para um diagnóstico de autismo. São coisas bem diferentes. Uma pessoa é do espectro porque durante o seu neurodesenvolvimento inicial – da vida intrauterina até os primeiros anos de vida – certos aspectos da sua organização cerebral se configuraram de uma forma singular. Isso…

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O autismo e as telas

Saiu um estudo no JAMA Pediatrics, uma revista médica bem conceituada (mas recentemente dada a polêmicas), mostrando uma associação entre tempo de tela com 1 ano de idade e autismo. O estudo é bom. O que fizeram dele é um desserviço. O estudo envolveu 84.030 famílias japonesas em que as mães foram questionadas quando a…

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Exoesqueletos

A imagem é forte. Me disse uma amiga: trocaram meu filho. Tiraram a criança que eu tinha e, no lugar, deixaram alguém diferente. Neurodiverso. Atípico. Com necessidades especiais. Uma ciranda de termos bem-intencionados que buscam maquiar e absorver o impacto da avassalante e insistente ideia de “doente”. Meu filho se foi e “os especialistas” me…

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Encarando um diagnóstico

Existem basicamente duas posturas da família frente a um diagnóstico: aceitar ou negar. Quem aceita costuma ver o diagnóstico como uma explicação; muitas famílias sentem até um certo alívio pela confirmação de que suas intuições estavam corretas e, de fato, havia algo diferente com a criança. Até algum eventual sentimento de culpa que a família…

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Quais as opções terapêuticas no TEA?

Dando sequência ao outro post, vou falar um pouquinho sobre o que mais existe fora o ótimo ESDM e suas variações (como JASPER). Existem várias práticas baseadas em evidência (evidence based practices, ou EBP), estudadas há décadas e que, para algumas crianças, são mais efetivas do que os métodos naturalistas. Existe um documento, periodicamente atualizado,…

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Denver não é para todo mundo

Eu sou abertamente fã do método Denver de estimulação precoce. Bem conduzido, acho que ele é uma forma extremamente gentil e prazerosa de estimular a comunicação e a interação social, a reciprocidade social e habilidades básicas de comunicação e imitação – que precisam ser estimuladas de forma mais ostensiva ou sistemática em crianças no espectro…

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Não basta falar

Uma das principais causas de atraso no diagnóstico de TEA é a criança falar. Nem sempre é fácil reconhecer que uma criança que fala tem um atraso de linguagem. A verdade é que existem várias diferenças entre uma criança que tem somente atraso na fala e uma criança com autismo. A principal delas – nem…

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O TDAH e as emoções

Geralmente a suspeita de um possível diagnóstico de TDAH (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade) é feita por uma ou outra das características abaixo: Desatenção: dificuldade de prestar atenção (manter o foco, a concentração) e alta distratibilidade (facilmente distraído por estímulos externos, p.ex., passarinho na janela, e por estímulos internos, p.ex. divagação do pensamento). Ao não…

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E se meu filho for autista?

Quase que por acaso, enquanto trabalhava na revisão técnica de um livro, descobri este texto. Confesso que não o conhecia, embora pesquisando me parece que hoje ele é um texto bastante famoso. Foi escrito em 1987 por Emily Perl Kingsley e chama-se “Bem-vindo à Holanda”. É um relato extremamente singelo e, ao mesmo tempo, profundamente…

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Violência terapêutica

Eu não acredito que qualquer criança deva ser forçada a fazer terapia. Ponto. Eu não acredito que todo comportamento de fuga, escape, evitação deva ser corrigido – pelo menos não antes de ter sido propriamente analisado. E por propriamente analisado não me refiro a dizer “ah, ele está gritando e se atirando no chão por…

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O falso autista

Felizmente, os pais têm procurado cada vez mais cedo avaliação e diagnóstico para as crianças que apresentam alguma alteração no desenvolvimento. Quando a criança já é maior, tem mais de 3 anos, o diagnóstico de TEA (ou não TEA) costuma ser simples ao olho treinado e à escuta atenta. Quando a criança é bem pequena,…

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Autismo – 9 sinais de alerta

Quem me conhece sabe que há muitos anos, mesmo antes de ser médica, eu já era uma apaixonada por questões de desenvolvimento infantil. Depois que virei pediatra e neuropediatra e mãe (a melhor escola!), me apaixonei ainda mais por esse universo, que é fascinante tanto na saúde quanto na doença. O autismo é uma condição…

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Qual a idade ideal para o diagnóstico de autismo?

Não acredito que exista uma resposta única, universalmente aceita, mas algumas coisas estão bem estabelecidas hoje. Primeiro, o diagnóstico é possível antes dos 18 meses, porém ele é mais impreciso, mais sujeito a erros, mais incerto nessa idade. A partir de 24 meses, o diagnóstico é possível e estável, querendo dizer, um profissional experiente já…

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Afeto não define autismo

Uma das coisas que confundem as pessoas sobre o diagnóstico de autismo é baseada num mito, totalmente irreal, de que indivíduos com autismo não tem afeto. Nonsense. Autismo não tem nada a ver com afeto. A imensa maioria das crianças autistas é carinhosa, apegada aos pais e irmãos, amorosa com pessoas da família. Muitos gostam…

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Pré-escola online – por que seu filho talvez ainda não consiga acompanhar

Durante a primeira infância, as crianças desenvolvem algumas habilidades básicas para que possam, gradualmente, compreender o mundo e as relações entre as pessoas. Alguns exemplos dessas habilidades iniciais são a capacidade de prestar atenção nas pessoas e imitá-las; reconhecer as emoções dos outros e usar palavras para expressá-las (“feliz”, “triste”, “louco”); saber que as pessoas…

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Meu filho vai falar?

Uma das perguntas – talvez A pergunta – que mais angustia os pais de crianças com diagnóstico recente de autismo é se o filho vai ou não falar. Estudos longitudinais, que acompanharam conjuntos de crianças com TEA ao longo de vários anos, nos dão algumas pistas para essa resposta. Ainda que seja impossível prever com…

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O melhor tratamento do autismo

Spoiler: ninguém sabe qual “o melhor” tratamento. Se é que existe um. Existem poucos estudos, raros até, que comparem 1 contra 1 duas modalidades de tratamento do TEA. Quando essa comparação é feita, geralmente o resultado não mostra diferença significativa no resultado entre os grupos de tratamentos; ou seja, quem recebeu o tratamento A (digamos,…

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Níveis de brincadeira

Existe uma ciência para tudo, e o brincar não é diferente. Muitos estudiosos dedicaram suas vidas a analisar, refletir e entender as brincadeiras das crianças, o que elas significam e como afetam e moldam o desenvolvimento infantil. Existem várias maneiras de classificar as etapas, fases ou níveis de brincadeira da criança, fragmentando em mais ou…

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Afinal, o que é melhor: Denver ou ABA?

Vejo que muitos colegas ainda prescrevem “ABA” ou “Denver” quando orientam o início de terapias para crianças com autismo ou suspeita de TEA. Os pais, por sua vez, terminam sem saber: afinal, o que é melhor pro meu filho? Denver ou ABA? A resposta é nem um, nem outro. É a combinação de ambos, e…

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10, 20, 40 horas de tratamento: nem sempre mais é melhor

Há um longo debate entre terapeutas, pesquisadores e pais de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) sobre o número de horas de intervenção necessárias para resultados ideais em crianças pequenas com TEA. A premissa é de que o tratamento intensivo, iniciado em uma idade precoce, levará a resultados melhores e, de fato, há…

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Entendendo a dislexia

Se você é como eu, não sabe ler uma partitura. A maioria de nós, sem treinamento musical, olha os símbolos e no máximo reconhece ali algum padrão visual. Se fossemos ensinados, com toda a paciência, a correspondência de cada uma daquelas formas com uma nota musical, ainda assim, olharíamos para a página e não tiraríamos…

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Síndrome de Asperger

Não é porque os sistemas classificatórios internacionais de doenças (DSM e a CID) aboliram os subtipos e subgrupos de “autismos” que devemos esquecer completamente alguns desses grupos bem caracterizados ao longo de décadas de estudos e pesquisas clínicas. É verdade que, hoje, formalmente, existe apenas o “espectro” – todo indivíduo com sintomas de autismo (leves…

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Reconhecendo sinais de ansiedade em crianças

Em adultos, a ansiedade tipicamente é provocada por preocupações ou medos excessivos, exagerados ou até mesmo irreais, que terminam gerando sintomas físicos (palpitação, inquietude, dor de cabeça, enjoos, insônia, etc). Já nas crianças, alguns medos são próprios da idade e não representam qualquer problema. Já outros são desproporcionais e causam sofrimento à criança, que nem sempre…

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Investigando a apraxia verbal

Causas A apraxia da fala na infância tem várias causas possíveis, mas em muitos casos uma causa não pode ser determinada. Geralmente não é possível identificar através de exames (tomografia, ressonância ou eletroencefalograma) um problema no cérebro de uma criança com apraxia. Embora incomum, a apraxia pode ser o resultado de doenças (neurológicas) ou secundária…

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O que é apraxia de fala?

Apraxia da fala na infância A apraxia da fala na infância é um distúrbio raro da fala, no qual a criança tem dificuldade em fazer movimentos precisos ao falar. Na apraxia, o cérebro se esforça acima do normal para planejar os movimentos necessários da fala. Não há fraqueza músculos envolvidos na fala (musculatura de boca,…

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Brincadeiras no banho

O banho é um ótimo momento para trabalhar partes do corpo e verbos como lavar, limpar, molhar. Repita, repita e repita, todos os dias, até a criança “pegar” a brincadeira. Aqui vão algumas ideias: Cante uma música (bem simples e repetitiva!) envolvendo partes do corpo (“vamos lavar a perninha, a perninha, a perninha; vamos lavar…

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O que é uma síndrome? Definindo doença, transtorno e síndrome

Vejo com alguma frequência famílias chegando ao consultório preocupadas porque receberam a notícia de que o filho tem uma síndrome. Síndrome de Asperger, síndrome de Marfan, síndrome de Wiliams, síndrome de Prader-Willi, entre outras tantas. Cada família traz consigo um possível diagnóstico como fonte de angústia e desejo de entender mais. Com frequência, a apreensão…

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Identificando sinais de autismo

Podem os pais identificar sinais de autismo nos filhos? Sem dúvida! Tipicamente são os pais os primeiros a observar que algo não vai bem no desenvolvimento dos seus filhos. Outras vezes, é a escolinha ou o pediatra. Na dúvida, o melhor é procurar esclarecer a suspeita da forma mais rápida possível, evitando atrasos no diagnóstico…

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Ideias de brincadeiras com crianças autistas

Balões: costuma ser um hit, atraindo a atenção da criança desde a primeira assoprada. Todo processo de insuflar e desinsuflar o balão gera expectativa (antecipação) e permite estimular o contato visual, a linguagem (“preparar, apontar….já”, ou “1, 2, 3 e…”) e os sorrisos. Faça uma pausa longa antes de deixar o balão voar pela sala.…

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Como estimular a criança a se comunicar?

Enquanto no desenvolvimento típico é natural para a criança dividir a cena com o adulto, ou seja, que os dois estejam com a atenção voltada para a mesma coisa ao mesmo tempo, para a criança autista a reação natural é oposta: é afastar o adulto – evitar ou resistir ao desconforto causado pelo olhar, pelo…

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Por que brincar é tão importante?

Tente lembrar de quando você era criança, de como preenchia seu tempo, com o que se ocupava. Provavelmente, nada em específico, você ficava por ali, com seus brinquedos e seus amigos. Só que esse “nada” na verdade é uma grande preparação, um ensaio para como será a vida mais à frente. O brincar e o…

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O que é modelo Denver ou ESDM?

Denver ou ESDM (Early Start Denver Model, Modelo de Início Precoce de Denver) é um modelo de intervenção para crianças pequenas e pré-escolares com TEA, desenvolvido pelas psicólogas americanas Sally Rogers e Geraldine Dawson. É uma abordagem abrangente que combina os princípios de ensino da ABA com uma abordagem baseada em relacionamento. Dessa maneira, o…

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Tratamento do autismo – qual o melhor método?

Quando os pais começam a pesquisar sobre formas, tipos, modalidades ou métodos de tratamento para o autismo, o resultado costuma ser desesperador. Há muita informação, de qualidade variável, na internet e pode parecer muito complicado decidir por uma abordagem terapêutica. Vou tentar ajudar você a entender um pouco melhor quais são suas opções. Primeiro: não…

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Por onde começar?

A regra número um é descubra o que deixa seu filho feliz. A imensa maioria das crianças vai abrir um sorriso com alguma atividade social-sensorial, uma brincadeira prazerosa envolvendo duas (ou mais) pessoas de forma conjunta, tipicamente sem o uso de objetos. Exemplos incluem brincadeiras no colo (cavalinho, deitar cabeça para trás, abrir as pernas…

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Estereotipias – o que fazer com elas?

Estereotipias são uma forma de comportamento repetitivo muito comum em crianças no espectro autista. São movimentos repetitivos do corpo ou das mãos, aparentemente sem propósito, e que não causam risco à criança ou a quem convive com ela (diferentemente dos comportamentos chamados auto-lesivos). Mas então qual o problema com as estereotipias? Devo deixar ou não…

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Criando zumbis

Muito se tem discutido sobre os riscos associados à exposição, cada vez mais precoce, das crianças às telas. Enquanto nos anos 1970 as crianças passavam a assistir televisão regularmente aos 4 anos, a média de idade atual para o início do contato com eletrônicos é de 4 meses. Ainda que centenas de pesquisas, de maior…

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Lidando com o mau comportamento

A tendência natural humana é dar mais atenção para o negativo. Valorize o positivo. A punição ou o castigo ensinam o que não fazer, mas não ensinam o que fazer. Elimina o comportamento no momento, mas quando a circunstância volta a aparecer, o comportamento retorna – já que nada diferente foi ensinado. O oposto positivo.…

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Ganhando a atenção do seu filho

Agora que vocês se encontraram, você precisa aproveitar esse momento – porque nós sabemos que ele não vai durar para sempre (na verdade, não vai durar mais do que alguns minutos). Mas vamos lá, aproveite que você está no foco. E calma, vai melhorar. A primeira coisa a fazer é eliminar a competição. O ambiente…

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Seu filho gosta do quê?

Tudo começa pela motivação. Uma criança desmotivada, ou talvez seja melhor dizer desinteressada, não vai se engajar em nada que você apresentar, não importa quão lindo, caro e piscante é o novo brinquedo que você comprou. E se ela não engajar, você já sabe, ela não conecta e não aprende. Então a primeira coisa que…

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Crise de perda de fôlego

A expressão crise de “perda de fôlego” refere-se a episódios relativamente comuns que, embora pareçam uma crise convulsiva, são de natureza não-epiléptica. Eles podem ocorrer quando a criança está com medo, chateada ou com raiva, quando sofre uma queda ou batida brusca, ou por dor. Sempre há um desencadeante! A criança chora e parece parar…

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Dor de cabeça em crianças

Queixa muito comum, a cefaleia (dor de cabeça) atinge 39% das crianças aos 7 anos e 69% aos 14 anos, com predomínio no sexo feminino a partir dos 10 anos. Algumas perguntas que ajudam o médico na avaliação da dor: Você sente um único tipo de dor, sempre do mesmo jeito? Há quanto tempo você…

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Criança aprende brincando

Todo mundo já ouviu essa frase antes. Ela é verdadeira tanto para crianças típicas quanto para crianças com TEA. A grande diferença destas é que elas se engajam menos ou com maior dificuldade nas brincadeiras, como se não tivessem interesse ou não quisessem ser “importunadas” pelas tentativas do adulto em brincar com elas. E com…

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Intervenção é brincadeira sim

Então nosso ponto de partida é entender que a brincadeira é a intervenção. Repita comigo: a brincadeira é a intervenção. E vice-versa. Em alguns momentos, você vai, sim, sentar na mesinha e ensinar coisas, modelo escolinha, mas a maior parte do tempo seu trabalho deverá ser brincar com seu filho. Só não será da forma…

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