Transtornos de aprendizagem são distúrbios neurológicos, resultantes de alterações na conectividade cerebral, nos quais as crianças demonstram dificuldade em ler, escrever, soletrar, raciocinar, recordar e/ou organizar informações, embora sejam tão ou mais inteligentes que os seus pares.

Não há cura para os transtornos de aprendizagem, como a dislexia ou a discalculia. Essa dificuldade irá acompanhar a criança até a vida adulta. Contudo, com o apoio e a intervenção corretos, essas crianças podem ter sucesso na escola e desenvolver carreiras bem-sucedidas e frequentemente com talentos especiais reconhecidos em alguma área.

Ensinadas de maneiras convencionais ou deixadas sem tratamento, essas crianças com frequência desenvolvem problemas emocionais ou comportamentais que só agravam suas dificuldades com a leitura, escrita ou cálculo.

Alguns transtornos de aprendizagem:

Dislexia – uma deficiência baseada na linguagem em que a pessoa tem dificuldade em entender as palavras escritas. É a forma mais comum (70-80%). A dificuldade central é com reconhecimento de palavras escritas , afetando a fluência na leitura, a ortografia e a escrita. Alguns disléxicos conseguem aprender as tarefas iniciais de leitura e ortografia, especialmente quando recebem tratamento apropriado, mas anos mais tarde ainda sentirão dificuldade com habilidades mais complexas de linguagem, como gramática, compreensão de material didático e redação.

Discalculia – uma deficiência matemática em que uma pessoa tem dificuldade em resolver problemas aritméticos e compreender conceitos matemáticos.

Disgrafia – uma incapacidade de escrever em que uma pessoa acha difícil formar letras ou escrever dentro de um espaço definido.

Transtornos do Processamento Auditivo e Visual – deficiências sensoriais em que uma pessoa tem dificuldade em compreender a linguagem apesar da audição e visão normais.