Uma das principais causas de atraso no diagnóstico de TEA é a criança falar. Nem sempre é fácil reconhecer que uma criança que fala tem um atraso de linguagem. A verdade é que existem várias diferenças entre uma criança que tem somente atraso na fala e uma criança com autismo. A principal delas – nem sempre perceptível a todos – é o uso que a criança faz da fala. Ela fala por falar ou para se comunicar?
Se comunicar quer dizer pedir, solicitar, mostrar, compartilhar, pedir informação. Trocar com o outro uma impressão, esclarecer uma dúvida, pedir ajudar. Comunicar é falar para o outro, com o outro. A criança que fala apenas para nomear, descrever o que vêm, ela apenas fala – mas não se comunica.
Crianças com atraso de fala (sem autismo) se comunicam de múltiplas formas. Elas olham, gesticulam, apontam, fazem mil caras e sons para dizer as coisas. A criança com TEA não. Ela pode até saber falar várias palavras, mas a intenção de se comunicar é menos presente. Na maior parte dos casos, ela fala “quando quer”, “o que quer”. O uso é esporádico, inconsistente, com o aparecimento de palavras muitas vezes sem sentido, palavras em inglês, expressões de desenho animado ou músicas infantis.