Denver ou ESDM (Early Start Denver Model, Modelo de Início Precoce de Denver) é um modelo de intervenção para crianças pequenas e pré-escolares com TEA, desenvolvido pelas psicólogas americanas Sally Rogers e Geraldine Dawson. É uma abordagem abrangente que combina os princípios de ensino da ABA com uma abordagem baseada em relacionamento. Dessa maneira, o ESDM combina a ciência da aprendizagem com teorias de desenvolvimento, propondo formas apropriadas de interagir com crianças muito pequenas. Prazer e sorrisos compartilhados são uma grande parte do modelo.
O ESDM pode ser usado em praticamente qualquer ambiente, incluindo a casa, a escola e a clínica, ministrado pelos pais e por intervencionistas, incluindo educadores especiais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e analistas do comportamento. Os pais são parte integrante do programa de seus filhos desde o início, e as prioridades e os valores dos pais estão no centro do programa de intervenção da criança. As habilidades ensinadas no ESDM são propostas respeitando o nível de desenvolvimento da criança, seguindo a sequência de desenvolvimento normal. É uma intervenção intensiva, tipicamente de 20h semanais. O currículo é abrangente e engloba todas as áreas de desenvolvimento, incluindo comunicação/linguagem, habilidades sociais, brincadeiras, motor fino e grosso e independência pessoal. As oportunidades de aprendizado estão incorporadas às atividades que ocorrem naturalmente. O ensino acontece dentro de atividades baseadas em brincadeiras, usando brinquedos e atividades como quebra-cabeças ou cantar músicas. O ensino também ocorre durante rotinas naturais, como hora do lanche e rotinas de higiene.
Existem dois livros base sobre o modelo, escritos pelas criadoras do Denver, um deles voltado para pais e disponível em português. No Brasil, o principal divulgador do modelo é o Instituto Farol, em Florianópolis. No site do programa, encontra-se a lista dos (poucos) profissionais certificados no Brasil.