Durante a primeira infância, as crianças desenvolvem algumas habilidades básicas para que possam, gradualmente, compreender o mundo e as relações entre as pessoas. Alguns exemplos dessas habilidades iniciais são a capacidade de prestar atenção nas pessoas e imitá-las; reconhecer as emoções dos outros e usar palavras para expressá-las (“feliz”, “triste”, “louco”); saber que as pessoas são diferentes entre si e têm gostos diferentes umas das outras; saber que as pessoas agem de acordo com as coisas que desejam; e entender as causas e consequências das emoções (“se eu jogar meu brinquedo, mamãe vai ficar braba”).
Isso tudo forma a base da chamada “cognição social”. É entre os 4 e 5 anos de idade que as crianças realmente começam a refletir sobre os pensamentos e sentimentos dos outros. É quando emerge, de fato, a “teoria da mente”, ou seja, a compreensão das pessoas como seres mentais, cada uma com seus próprios estados mentais. As crianças desenvolvem a teoria da mente na seguinte ordem, a partir de 2-3 anos de idade:
1. Compreendendo o “querer” – Pessoas diferentes desejam coisas diferentes e, para conseguir o que desejam, as pessoas agem de maneiras diferentes.
2. Compreendendo o “pensar” – Pessoas diferentes podem ter crenças diferentes sobre a mesma coisa. As ações das pessoas são baseadas no que elas acham que vai acontecer.
3. Compreendendo que “ver leva a saber” – Se alguém não está presente e não viu algo, não necessariamente sabe sobre isso e precisará de informações extras para entender.
4. Compreendendo “falsas crenças” – Às vezes, as pessoas acreditam em coisas que não são verdadeiras e agem de acordo com suas crenças, não de acordo com o que é realmente verdadeiro (a pandemia nos deu muitos exemplos disso!).
5. Compreendendo “sentimentos ocultos” – As pessoas podem sentir uma emoção diferente daquela que exibem.
Como essa sequência de “compreensões” ainda está em desenvolvimento no pré-escolar, entenda que é difícil para a criança saber exatamente o que o professor espera deles e responder ou agir de forma “apropriada”. Para que isso aconteça, todo o cérebro executivo da criança – ainda em formação – precisa dar conta de processar simultaneamente toda a informação verbal e não-verbal que chega pela tela (incluindo os vários colegas-distratores), compreender o que é dito, selecionar uma resposta, inibir todas as outras (e aqui a competição é grande!) e, por fim, executar ou responder corretamente aquilo que lhe é pedido.
Crianças de 3-4 anos estão passando pela consolidação dessas habilidades e da sua capacidade de auto-regulação. Algo como 30% das crianças típicas de 4 anos ainda não tem isso bem consolidado – e isso é normal. Então, não se descabele e use a sua teoria da mente para pensar no que se passa na cabeça da criança.