O que é Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL)?

O TDL é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades contínuas e significativas na compreensão e/ou no uso uso da linguagem falada. O TDL era anteriormente conhecido como Transtorno ou Distúrbio Específico de Linguagem (TEL ou DEL). Mais recentemente o nome foi mudado para enfatizar o fato de que, não raramente, crianças com TDL apresentam outras alterações que vão além da linguagem (atenção, memória, comportamento, p.ex.) , não sendo portanto necessariamente “específico” de linguagem.

Não há causa conhecida para TDL. O TDL não é causado por dificuldades emocionais ou exposição limitada à linguagem. Por definição, o TDL também não é causado por outras condições médicas, como perda de audição, deficiência física, autismo, dificuldades graves de aprendizagem ou lesões cerebrais (embora crianças com esses transtornos também possam ter um distúrbio de linguagem).

 

Quais características estão presentes no TDL?

O quadro varia muito de criança para criança, mas algumas dificuldades comuns são:

  • Não falar muito e ter dificuldade em se expressar verbalmente.
  • A linguagem deles pode parecer imatura para a idade.
  • Podem ter dificuldade em encontrar palavras ou usar vocabulário variado.
  • Podem não entender ou lembrar o que foi dito.
  • Crianças mais velhas podem ter dificuldades para ler e usar a linguagem escrita

Lembre-se: dificuldades de linguagem também podem estar subjacentes a problemas de comportamento, como ansiedade ou déficit de atenção. O TDL parece diferente em cada criança e varia conforme a idade – as dificuldades específicas da criança mudam à medida que ela precisa desenvolver habilidades mais complexas (p.ex: aos 2 anos pode se apresentar como vocabulário reduzido e aos 4 como dificuldade de recontar uma história).