Dando sequência ao outro post, vou falar um pouquinho sobre o que mais existe fora o ótimo ESDM e suas variações (como JASPER). Existem várias práticas baseadas em evidência (evidence based practices, ou EBP), estudadas há décadas e que, para algumas crianças, são mais efetivas do que os métodos naturalistas.
Existe um documento, periodicamente atualizado, elaborado por um grande comitê de especialistas que analisa toda a literatura científica e tenta sumarizar o que funciona para quem e para qual objetivo. Esse documento (Evidence-Based Practices for Children, Youth, and Young Adults with Autism Spectrum Disorder) é público e gratuito, e você encontra a última versão, de 2020, aqui (em inglês).
Assim, hoje existe um leque bem amplo de práticas recomendadas para trabalhar cada habilidade, em cada faixa etária. A maioria delas é trabalhada dentro de programas mais amplos, baseados em ABA, mas alguns profissionais também trabalham especificamente com uma ou outra dessas abordagens, como é o caso da Integração Sensorial (trabalhada exclusivamente por alguns terapeutas ocupacionais) e do Treinamento de Habilidades Sociais (geralmente trabalhada por psicólogas).
ebpVou pincelar algumas dessas práticas em posts futuros. Começo pela videomodelagem aqui.