No acompanhamento do desenvolvimento da criança, a linguagem é um dos aspectos mais ansiosamente aguardados pelos pais. O choro é a forma inicial de comunicação da criança, seguida pelos olhares e sorrisos (a chamada comunicação não-verbal). Por volta dos 2-3 meses, quando alguma ideia de rotina começa a se estabelecer na vida da criança, a comunicação se torna mais eficiente e clara. Ao longo do primeiro ano, espera-se que a criança evolua de sons inarticulados que parecem vir mais da garganta do que dos lábios para um balbucio mais suave e complexo, cheio de sons, inflexões e variações de tons. Perto de completar o primeiro aniversário, a criança tipicamente deve estar falando “mamá” ou “papá” com algum sentido – embora tipicamente essas primeiras palavras sejam usadas pela criança para nomear diversas coisas, até que gradativamente cada referente no mundo concreto adquira um nome correspondente no seu vocabulário em formação. A tabela abaixo, elaborada com base nas recomendações da ASHA (American Speech and Hearing Association), pode servir como um guia geral do que esperar do desenvolvimento da linguagem da criança.
COMPREENSÃO |
EXPRESSÃO |
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0 A 3 MESES | ❏ Surpreende-se com sons altos.
❏ Quieto ou sorri quando você fala. ❏ Parece reconhecer sua voz. |
❏ Faz sons guturais.
❏ Os gritos mudam para diferentes necessidades. ❏ Sorri para as pessoas. |
4 A 6 MESES | ❏ Move os olhos na direção dos sons.
❏ Responde a alterações no seu tom de voz. ❏ Observa brinquedos que emitem sons. ❏ Presta atenção à música. |
❏ Vocaliza quando brinca sozinho ou com você.
❏ Balbucia sons (CV) como pa, ba e mi. ❏ Ri e sorri. ❏ Emite sons quando está feliz ou chateado. |
7 A 12 MESES |
❏ Vira e olha na direção dos sons.
❏ Olha quando você aponta. ❏ Percebe quando você chama o nome dele. ❏ Compreende palavras para itens e pessoas comuns – palavras como copo, carro, suco e papai. ❏ Começa a responder a palavras e frases simples, como “Não”, “Vem aqui” e “Quer mais?” ❏ Brinca com você de esconde-achou ou bater palmas. ❏ Ouve músicas e histórias por um curto período de tempo. |
❏ Balbucia longas seqüências de sons, como mimi pupu babababa.
❏ Utiliza sons e gestos para obter e manter a atenção. ❏ Aponta para objetos e os mostra para outras pessoas. ❏ Usa gestos como dar tchau, palmas da mão para cima (‘não sei’) e balançar a cabeça (‘não’ ou ‘sim’). ❏ Imita diferentes sons de fala. ❏ Diz 1 ou 2 palavras, como oi, cachorro, dada, mamãe ou não em seu primeiro aniversário. |
1 a 2 ANOS | ❏ Aponta para partes do corpo quando você pergunta.
❏ Segue instruções de uma parte, como “Joga a bola” ou “Beija o bebê”. ❏ Responde a perguntas simples, como “Quem é esse?” Ou “Onde está o seu sapato?” ❏ Ouve histórias simples, músicas e rimas. ❏ Aponta para as figuras de um livro quando você as nomeia. |
❏ Usa 1 a 3 palavras por volta de 12 meses e vai adquirindo palavras novas a cada mês (~20 aos 18m, 50 aos 24m).
❏ Usa p, b, m em palavras. ❏ Começa a nomear imagens nos livros. ❏ Coloca duas palavras juntas, como “mais maçã”, “sem meia” e “colo mamãe” ❏ Faz perguntas como “O que é isso?”, “Quem é esse?” E “Onde está o papai?” ❏ Usa gestos convencionais (tchau, beijos, palmas, toca-aqui) e simbólicos (apontar, vem, ok, não, sim) |
2 a 3 ANOS | ❏ Entende os opostos, como para-vai, grande-pequeno e para cima-para baixo.
❏ Segue instruções em duas partes, como “Pega a colher e coloca em cima da mesa”. ❏ Compreende novas palavras rapidamente.
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❏ Tem uma palavra para quase tudo.
❏ Fala sobre coisas que não estão na sala. ❏ Usa c, g, f, t, d e n em palavras. ❏ Usa preposições e advérbios (em, no/na, dentro, fora). ❏ As pessoas que conhecem a criança podem entendê-lo (>50% da fala compreensível). ❏ Pergunta “Por quê?” ❏ Junta 2 ou 3 palavras para falar sobre as coisas. |
4-5 ANOS | ❏ Compreende palavras de ordem (primeiro, próximo e último).
❏ Entende palavras de tempo (ontem, hoje e amanhã). ❏ Segue instruções mais longas, como “Coloque seu pijama, escove os dentes e escolha um livro”. ❏ Segue instruções escolares, como “Faça um círculo em volta de algo que você come”. ❏ Ouve e entende a maior parte do que ouve em casa e na escola. |
❏ Diz todos os sons da fala em palavras (pondeno cometer erros em sons mais difíceis, como l, r, s, z, x).
❏ Sabe nomear letras e números. ❏ Usa o plural e verbos no passado (podendo cometer alguns erros). ❏ Conta uma história curta. ❏ Mantém uma conversa em andamento. ❏ Fala de maneiras diferentes, dependendo do ouvinte e do local. |