Apraxia da fala na infância
A apraxia da fala na infância é um distúrbio raro da fala, no qual a criança tem dificuldade em fazer movimentos precisos ao falar.
Na apraxia, o cérebro se esforça acima do normal para planejar os movimentos necessários da fala. Não há fraqueza músculos envolvidos na fala (musculatura de boca, lábios, língua, laringe), mas sim o cérebro tem dificuldade em programar ou coordenar os movimentos necessários para a articulação dos sons. A criança sabe o que quer dizer, mas o comando central (do cérebro) não emite o sinal necessário para que o som seja emitido pelos órgãos articulatórios de forma correta.
Para falar corretamente, o cérebro do seu filho precisa aprender a fazer planos que digam aos músculos da fala como mover os lábios, a mandíbula e a língua de maneira a resultar em sons e palavras precisos falados com velocidade e ritmo normais.
A apraxia da fala é tratada pelo fonoaudiólogo, junto ao quem as crianças praticam a maneira correta de dizer palavras, sílabas e frases.
Sintomas
Crianças com apraxia da fala podem apresentar diversos sintomas ou características da fala que variam dependendo da idade e da gravidade do problema.
A apraxia verbal pode estar associada a:
- Atraso nas primeiras palavras
- Número limitado de palavras faladas
- Capacidade de formar apenas alguns sons consoantes ou vogais
Esses sintomas geralmente são notados entre as idades de 18 meses e 2 anos e podem indicar suspeita de apraxia.
À medida que as crianças produzem mais fala, geralmente entre 2 e 4 anos, as características que provavelmente indicam apraxia incluem:
- Distorções de vogal e consoantes
- Separação indevidas de sílabas em ou no meio de palavras
- Trocas de sons, fazendo “bico” soar como “pico”
- Dificuldade de transacionar suavemente entre sons
- Vocabulário reduzido
Algumas características, possíveis “marcadores” da apraxia, ajudam a distingui-la de outros tipos de distúrbios da fala. São particularmente associados à apraxia:
- Dificuldade em transicionar suavemente de um som, sílaba ou palavra para outro
- Movimentos “tateando” com a mandíbula, lábios ou língua a forma de fazer o movimento correto para sons da fala
- Distorções de vogal, como tentar usar a vogal correta, mas dizer incorretamente
- Uso inapropriado da ênfase em uma palavra, como pronunciar “banana” como “BAH-nan-na” em vez de “bah-NAN-na”
- Usando igual ênfase em todas as sílabas
- Separação indevida de sílabas, colocando uma pausa ou intervalo entre sílabas
- Inconsistência, como cometer erros diferentes ao tentar dizer a mesma palavra pela segunda vez
- Dificuldade em imitar palavras simples
- Trocas de palavras, como dizer “sacola” em vez de “escola”
Outras características são vistas na maioria das crianças com problemas de fala ou linguagem e não são úteis para diagnosticar apraxia. Estas incluem:
- Balbuciar pouco ou emitir menos sons vocais do que o normal entre as idades de 7 a 12 meses
- Falar as primeiras palavras com atraso (após 12 a 18 meses)
- Usar um número limitado de consoantes e vogais
- Omitir sons com frequência
- Fala difícil de entender