Existe uma ciência para tudo, e o brincar não é diferente. Muitos estudiosos dedicaram suas vidas a analisar, refletir e entender as brincadeiras das crianças, o que elas significam e como afetam e moldam o desenvolvimento infantil.
Existem várias maneiras de classificar as etapas, fases ou níveis de brincadeira da criança, fragmentando em mais ou menos etapas. Eu gosto da proposta abaixo, porque ela é minuciosa na exploração dos vários tipos de brincadeira simbólica, que surgem por volta dos 2 anos de idade, e vão ganhando corpo e se tornando mais robustas e elaboradas ao longo de toda a infância.
Etapa e idade aproximada | Exemplos |
---|---|
Brincadeiras sensório-motoras / exploratórias (3-8 meses) | Bater blocos, soltar/ver cair, mouthing (experimentar objetos com a boca), cheirar, inspecionar visualmente os objetos. Animar-se com luzes, sons, texturas. |
Brincadeiras pré-simbólicas 1 e jogos combinatórios (8-12 meses) | Combinar ações com um mesmo brinquedo (ex: empilhar e derrubar blocos) |
Brincadeiras pré-simbólicas 2 (13-17 meses) | Retira objetos de recipiente (derruba); abre e fecha portas; coloca objetos nos brinquedos a que eles pertencem (ex.: põe personagem no carro; colher na panela) |
Brincar funcional (18-24 meses) | Criança usa objetos com suas funções originais (ex: constrói torres com blocos, amassa massa de modelar) e faz ações curtas de uma etapa combinando objetos (ex.: coloca o bebê no berço, dá comida pra boneca, coloca telefone no ouvido) |
Brincadeiras animadas (18-24 meses) | Criança amplia ações da brincadeira funcional adicionando sons e dando “vida” à brincadeira (bonecas falam, avião cai com estrondo) |
Brincadeiras auto-simbólicas (17-24 meses) | Brinca de faz de conta, com ações simbólicas direcionadas a si mesmo (ex.: criança finge dormir). As ações ainda são curtas e os objetos são usados de maneiras previsíveis. |
Brincadeiras simbólicas 1 (19-22 meses) | Criança finge fazer atividades imitando os outros (ex.: cozinhar, ler, limpar, barbear). A brincadeira inclui combinações curtas e esquemáticas (ex.: ninar a boneca e colocá-la na cama; preparar suco e servir um copo). Faz de conta já envolve outras pessoas (ex.: alimenta à si mesma, à boneca, à mãe ou outra criança) |
Brincadeiras simbólicas 2 (a partir dos 24 meses) | A brincadeira cresce em detalhes e é mais sofisticada (ex.: o cozinhar agora inclui fechar panela com tampa, ligar o fogão, pegar um pano para segurar panela quente). Criança já consegue inverter papéis (“eu faço de conta que sou você, e você é eu”) |
Brincadeiras construtivas (a partir dos 24 meses) | Criança tem ideias próprias de como fazer algo novo a partir de peças neutras (ex.: constrói prédio com Lego) |
Brincadeiras simbólicas 3 (a partir dos 30 meses) | Faz de conta começa a incluir experiências pessoais marcantes (ex.: ir ao médico, festa de aniversário, Natal). Criança conversa com objetos inanimados |
Brincadeiras simbólicas 4 (a partir dos 36 meses) | Brincadeiras compensatórias: criança reencena eventos marcantes, como no nível 3, mas é capaz de criar um final diferente do real. As sequências são mais longas e o enredo se desenrola ao longo da brincadeira |
Jogos (a partir dos 36 meses) | Criança começa a jogar jogos simples, com algumas regras, porém não gosta de perder e vê as regras como flexíveis |
Brincadeiras simbólicas 5 (36-42 meses) | Criança usa representações com facilidade (ex.: uma vara é uma cobra ou uma escova de cabelo). O brincar imaginativo incorpora diversos materiais (blocos, areia, travesseiros ou outros materiais construtivos). Casas, cercados e garagens são cenários escolhidos para dar ordem e vida a objetos e personagens favoritos. Criança exerce vários papéis (ex.: manicure, cabeleireira e caixa; os pais quase sempre são os clientes). Criança usa boneca ou fantoche como participante da brincadeira |
Brincadeiras simbólicas 6 (42-60 meses) | Criança elabora sequências de brincadeiras com planejamento e construção de cenas e pode testar diferentes desfechos para a estória. Criança usa bonecos como personagens e cada um pode ter vários papéis. |
Brincadeiras simbólicas 7 (a partir dos 60 meses) | Criança expande a brincadeira, com sequências integradas imaginativas de várias etapas e múltiplos participantes. Criança pode criar várias histórias ao mesmo tempo. Criança colabora com outras crianças no brincar. |
Brincadeiras com regras (a partir dos 60 meses) | Criança brinca com jogos complexos com múltiplas regras. Aceita e compreende regras e limites. É capaz de criar jogos com regras. |