Balões: costuma ser um hit, atraindo a atenção da criança desde a primeira assoprada. Todo processo de insuflar e desinsuflar o balão gera expectativa (antecipação) e permite estimular o contato visual, a linguagem (“preparar, apontar….já”, ou “1, 2, 3 e…”) e os sorrisos. Faça uma pausa longa antes de deixar o balão voar pela sala.
Bolhas de sabão: hoje existem vários tipos de “dispositivos” para fazer bolinha de sabão; para as crianças pequenas, com menos de 3 anos, soprar as bolhas é difícil, então as máquinas à pilha funcionam bem, mas em geral é melhor que você mesmo controle a operação (especialmente o frasco com sabão!).
Penas e plumas: embora algumas crianças possam achar desconfortável, a maioria gosta da sensação de cócegas causada pelas penas. Aproveite para estimular o vocabulário sobre partes do no corpo ou rosto.
Lembre-se de sempre aproximar esses objetos da linha dos seus olhos, estimulando a criança a fazer contato visual com você durante a brincadeira.
E lembre-se: sempre vale imitar o que a criança está fazendo, por mais tolo e sem sentido que pareça. Se ela está andando de um lado para o outro, ande com ela. Se ela está deitada no chão, empurrando um carrinho pra frente e para trás, faça o mesmo. O objetivo não é fica nisso para sempre, mas é preciso começar por aqui – a criança reconhecer que você está ali e que está interessado em brincar com ela, do que ela quiser.
E, para fins práticos, crie uma caixa de surpresinhas. Vira-e-mexe você depara com algum objeto ou brinquedinho simpático numa loja de 1,99 – alguns vão funcionar, outros não, só testando para ver. Coloque todos numa caixa, da qual você poderá lançar mão em momentos de poucas ideias. Alguns itens que você pode ter:
- ioiô
- peão
- marionete
- geleca
- língua-de-sogra
- dedoche
Aproveite para mostrar dois objetos, um em cada mão, e estimular a criança a exercer seu poder de escolha (“você quer este ou este?”), mesmo que durante um tempo você precise conduzir fisicamente a mão da criança até o objeto que você entendeu ser o preferencial.